sábado, janeiro 28, 2012

Tinkebell

My Dearest Cat Pinkeltje

Boa noite ,


(Aviso desde já que se és sensível ou te impressionas com facilidade , ignora este post .)


Recentemente vi uma noticia que mexeu demasiado comigo .
Katinka Simonse , mais conhecida por Tinkebell é artista ou assassina ? Esta é a pergunta que mais se tem feito no mundo da arte . Uso o termo assassina porque , para mim todo o ser humano que mate outro por pura maldade é esse o nome que mais se adequa .

Explicando a situação para quem não está a par , a história é muito simples e igualmente cruel . Tinkebell é uma artista holandesa que mata e tortura animais de estimação para fazer , ao que alguns chamam , "obras de arte" . Isto assim muito resumido .

Arte . . . Arte tem como função comunicar com as pessoas algo , poderá ser formas de expressão . É uma linguagem única , irrepetível e original do seu criador . Que a partir do momento que é criada e vista por alguém terá de dar que falar , mexer com as emoções do receptor e sentimentos . Só por este último item Tinkebell sai a favor . Até porque para uma das suas criações a policia já se meteu ao barulho e até alguns dias esteve em tribunal . Do qual saiu impune .
Mas será que mesmo eu que defendo essa defenição de arte consigo considerar tal ?

Com muito orgulho sou defensora dos animais , pois eles tem vida e acredito que sentimentos também . Podem ser irracionais , mas . . . um animal irracional protegeria as crias mesmo colocando a sua própria vida em risco ? Cada animal , se for tratado com o devido respeito poderá oferecer - nos todo o amor e alegrias necessárias .
Eu tenho um cão e sei o quanto ele me é importante .
Não esquecendo que nós próprios somos animais , embora racionais . Mesmo que nos torne superiores a todas as outras espécies , somos a única que mata por crueldade , inveja , ciúme . . . Se não formos a pior espécie á face do mundo , com certeza estaremos muito próximos . E tu , Tinkebell , desceste até ao fundo do poço .

A Imagem que hoje aqui publico , é uma carteira feita com o seu próprio gato . Só mostra o quanto baixa é esta pessoa e o quanto pode ser cruel . Aos olhos dela , isto foi um acto completamente normal , pois o gato era muito melancólico e ela queria andar com ele para todo o lado . E na sua maneira de ver , qual é a diferença de fazer uma bolsa com um animal doméstico a uma bolsa de pele de esquilo ou lã ?
Acho este assunto muito delicado mas tive de partilhar para não difamar em nome da arte e mostrar que há pessoas doentes !


Não publico mais fotos para não causar danos em ninguém , qualquer curiosidade , façam o favor de pesquisar .
Além disso , existem imensas petições contra esta criatura que se designa por ser humano .

Por aqui fico - me . 


Beijo ,
Ana Catalarrana

12 comentários:

  1. Não sabia dessa história mas fiquei chocada! Nem sei o que dizer :|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha descoberto á pouquissimo tempo . Mas achei duma crueldade tal , que "nós" todos temos de fazer alguma coisa para impedir isto . Nem que seja assinar as petições que estão espalhadas pela internet . . . :\

      Excluir
  2. Só uma pergunta, és vegan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou , de vez em quando lá vou eu para uns pratos vegetarianos , mas sinceramente não é algo que goste bastante .
      O facto de não o ser não quer dizer que não respeite os direitos dos animais e se por acaso o fosse , de certeza a mesma quantidade de carne embalada nos supermercados continuava igual . Mas não como todo o tipo de carne e se me dessem a escolher (não inferiorizando) entre carne e peixe . Peixe definitivamente .

      Excluir
    2. Por onde hei de começar... A obra dela atinge níveis supremos em termos CONCEPTUAIS. Não podes dizer que não é arte uma vez que um dos intuitos da arte é fazer o auditório SENTIR e uma vez que esta obra choca vai ao encontro desse requisito. Podes-lhe chamar imoral mas tens de ter em conta que a moralidade e a ética são dois conceitos pessoais que podem entrar em concordância ou discordância de pessoa para pessoa.

      Há que ver os dois lados da moeda, se és contra este tipo de abuso animal então deverias ser contra QUALQUER tipo de abuso animal. Por que razão o gato dela merece a tua mágoa mas não os animais que comes às refeições? E não seres vegan quer dizer que não respeitas os direitos dos animais. Caso o fizesses, não terias um tipo de alimentação que coopera com o abuso dos mesmos.

      Não pretendo atacar-te, de todo, apenas quero que as pessoas deixem a hipocrisia de lado e parem de pegar apenas nos argumentos que lhes dão mais jeito. Se é para estar do lado dos animais é para estar A SÉRIO.

      Excluir
    3. Esqueci-me de um ponto: "se por acaso o fosse , de certeza a mesma quantidade de carne embalada nos supermercados continuava igual", por essa ordem de ideias, vamos continuar a violar mulheres e crianças. A violação não vai acabar se uma pessoa deixar de o fazer, certo?

      Espero que consigas perceber a comparação e o sarcasmo.

      Excluir
    4. Foste tu que apagaste o meu primeiro comment? lol...

      Excluir
    5. Por acaso não . Mas também não sei o que se passou . Recebi por mail mas não ficou aqui . Vou ao hotmail para poder responder - lhe . XD

      No comentário que desapareceu dizes que isto é considerado Arte e eu no que tinha escrito a cima digo exactamente isso , partilhando o conceito que lhe atribuo.
      Mas o problema que eu vejo nas suas obras é a necessidade que ela tem de transformar as obras de arte em crueldade , sobre tudo ter orgulho disso e ter o prazer de mostrar ao mundo . De certeza que poderia faze-lo de outra maneira sem ter de chegar a esse ponto . (não me refiro a não mostrar mas , eu estou na área de têxteis , produção artística e sei que não há necessidade de chegar a este ponto e que há muitas maneiras de se fazer ouvir as nossas emoções e ideias a partir de outras formas) . É nisso que eu não concordo .
      Se me conhecesses talvez até reparaces que não é só este o tema que me faz ter vergonha da nossa espécie .
      Quanto ao eu não ser vegetariana , eu não sou e muita gente não é , mas isso não quer dizer que ache isto correcto . Tenho totalmente respeito por quem é vegetariano mas nem toda a gente consegue adaptar - se . Nesse caso , eu não aprecio estes pratos . Mas não me dá prazer comer carne . Aliás como disse em cima mal como , porque prefiro peixe (não é que seja grande a diferença porque é exactamente igual) . Tu foste educado\a a ser vegetariano\a mal nasceste ? (se o és)

      Não te preocupes que não me sinto atacada , só quero que compreendas que o que aqui eu aponto é a crueldade com que ela faz estas peças a quais ela as chama de Obras de Arte . E não é um argumento que me dá jeito , é uma coisa nojenta que nem merece a atenção de ninguém , porque acho que ela é doente . Já que por esse ponto de vista "Se é para estar do lado dos animais é para estar a sério" , então toda a gente vai começar a caçar e matar espécie por lazer mesmo andando em plena rua , só porque são carnívoras .

      Excluir
    6. Encontrei - o , não sei porque tinha ido para a pasta do spam . Já ai está o comentário . :)

      Excluir
    7. Então peço desculpa pela questão da arte, li mal e fiquei com a sensação que não estavas a reconhecer o valor artístico/conceptual da obra dela.

      Atenção que falei em vegan e não vegetariano, pois um vegetariano ao consumir lacticínios, seus derivados e ovos, continua a apoiar a industria animal ao passo que o vegan é completamente livre de qualquer produto animal, sem excepções.
      Claro que infelizmente a minha educação provém de uma família omnívora, mas isso não significa que tenhamos de nos contentar e seguir os valores que nos foram ensinados para sempre. Estava a navegar na internet e fui dar com uns sites que explicavam e mostravam a crueldade por trás do que comia todos os dias no prato, apartir desse momento nunca mais consegui tocar em nada que fosse de origem animal - devo apontar para o facto de ter uns 15 anos na altura, sinceramente até então nunca tinha pensado muito nos animais que estava a comer ou na forma como eram mantidos, tratados e mortos.

      Que pratos comes? Sinceramente quando comecei a cozinhar para mim também não gostava do que comia mas com o tempo, conhecimento e experiência agora faço pratos mesmos bons. Eu compreendo quando dizes que não gostas de pratos vegan, mas provavelmente é porque não são os melhores ou poderiam estar melhor confeccionados. Existem várias alternativas para quem acha que não consegue abandonar os produtos animais (o que eu considero falta de esforço, sem querer ofender ninguém). Por exemplo, reduzir nos produtos animais usados. Sempre que houver oportunidade substituir um lanche onde usarias carne por um sem produto animal, por exemplo, em vez de comeres uma tosta mista, experimenta comer uma tosta de geleia (sem gelatina). Nas panquecas em vez de usares ovos usa banana e em vez de leite de vaca, leite de soja de baunilha. Não sei se és tu que cozinhas para ti mas nalgumas refeições podes fazê-las vegan. Já provaste seitan? pessoalmente adoro! Quando vais comprar um snack ao supermercado em vez de comprares batatas fritas sabor a presunto, podes ter atenção e comprar batatas que não usem nada animal. As pringles, por exemplo, até têm o aviso a dizer se é vegetariano ou vegan :)

      Desculpa se fui rude, mas os direitos dos animais mexem mesmo comigo porque mesmo que não deixem a carne por completo, existem pequenas coisas que podem fazer para ajudar ^^

      Excluir
    8. Os pratos não te sei dizer porque normalmente são os almoços da escola (talvez dai também não serem tão apetitosos) , mas na escola em que ando fizemos uma manifestação em que pedimos para inserir uma ementa vegetariana , neste caso . Dai não saber os nomes , mas sempre que como lá opto por essa opção . Se quiseres amanha já te dou uma lista , ahah .
      Já em casa , é bastante diferente porque vivendo com os pais , são eles que cozinham e tenho de comer o que comem .

      Seitan não provei , se provei é dos muitos dos quais não sei o nome , mas vou experimentar , já que dizes ser bom . Assim como todas as dicas que aqui partilhaste . ^^
      E por acaso , batatas só como pringles . Há muito . Ahah .

      Não tem mal , eu compreendo o teu ponto de vista e sei que se isso mexe muito contigo o que tu sentes para tentar levar a tua ávante , eu sou exactamente assim em muitos assuntos . Portanto , não há problema , serás sempre bem vindo\a . :)

      Excluir
  3. Isto é um horror, eu tenho três animais de estimação de momento e quase que daria a minha vida por eles, sem estar a exagerar.
    Isto impressionou-me, nunca pensei que alguém poderia fazer uma coisa destas ao seu próprio animal. Sei que este post é antigo mas tive de comentar.
    *

    ResponderExcluir